domingo, 13 de fevereiro de 2011

KILL BILL vol1

Quentin Tarantino é um dos maiores diretores da atualidade.Há quem odeie a sua irreverência,mas não tem como negar a sua genialidade.Com certeza é o diretor americano que melhor combina cultura pop com insanidade,referências ao Cult como referência ao trash.Muitos consideram Pulp Fiction e Bastardos Inglórios seus melhores filmes(eu acho que Bastardos é top-5 fácil na década 2000-2010).Mas o que eu considero o mais divertido de QT é Kill Bill,os dois volumes,sendo que o 1 é ainda mais divertido.
Bastardos Inglórios foi sucesso de crítica e público porque brinca com um tema  teoricamente não brincável,a Segunda Guerra Mundial,mas também há homenagens ao antigo cinema,há a metalinguagem,muitos personagens tem nomes de diretores  do passado.Já Kill Bill é também um mar de referências,só que de referências pop.Em Kill Bill não há um discurso,a brincadeira é bem menos pretensiosa porque não utiliza um tema sério para chocar.Kill Bill é pura forma  e é vazio.Sim,o filme é vazio.
E porque KB é tão bom e tão melhor que zilhões de filmes de ação lançados pelo cinemão,sendo que é tão vazio quanto??Bom,porque a forma é muito,mas MUITO melhor.Tarantino usa essas referências pop para criar formas; novas cenas de ação de tirar o fôlego e/ou engraçadíssimas.A começar pela abertura do volume 1,bem violenta.
A noiva(Uma Thurman) busca sua vingança,busca liquidar aqueles que lhe causaram mal,a trupe de Bill(David Carradine) e por fim o próprio Bill; mas o que importa não é o senso de equilíbrio,de balança,que a temática da vingança traz.O que importa é vê-la destroçando um a um,porque como já foi dito,as cenas são as mais insanas,as batalhas muito empolgantes,um prato cheio para quem gosta de filmes de artes marciais e filmes de Samurais.O que dizer da luta entre a Noiva e sádica Gogo Yubari(Chiaki Kuriyama)?
O Volume 1 começa a chegar ao ápice na sequência em que  A Noiva luta contra os The Crazy 88 , guarda pessoal de O-Ren Ishii(Lucy Liu).Ali a katana Hattori-Hanzo parece insaciável em sua sede de sangue,capturando almas e corpos.Finalmente  o filme chega ao clímax propriamente com a luta contra O-Ren Ishii.O personagem O-Ren Ishii é muito interessante,Lucy Liu consegue nesse papel a sua melhor interpretação,e Tarantino traz um pouco do passado de O-Ren  em uma sequência de anime inserida no filme.
A luta entre A Noiva e O-Ren é algo genial,mistura a seriedade dos duelos dos samurais com a versão Don´t  let me be misunderstood do Santa Esmeralda de trilha sonora.E também tem uma pitada de humor –Essa é realmente uma katana Hattori Hanzo! – Finalizando com mais uma referência ao que Tarantino assistia,a música de Lady Snowblood , The Flower of Carnage. O volume 2 não é tão impactante,Tarantino tem que fechar a sua história,dá um pouco mais de conteúdo,mas a saga continua sendo mais forma.Apesar de tudo o Volume 2 é muito bom também.
Pra quem gosta de discussão séria sobre violência e vingança,ou seja quem esperava conteúdo vai se decepcionar.Mas quem gosta de filmes de ação por pura diversão,Kill Bill volume 1(e um pouco menos o volume 2) é brilhante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário